fbpx

Nem todas as plantas se adaptam a pequenos espaços, mas existem sim variedades adequadas para apartamentos de diferentes tamanhos

Um dos maiores dilemas de quem mora em apartamentos é: como cultivar plantas em um espaço pequeno? Isso não é um problema, se o morador fizer a escolha certa. Basta pensar se o local recebe luz, qual seu tamanho e como será a dedicação do proprietário. Existem tipos pequenos e fáceis de cuidar que são perfeitos para trazer vida aos apartamentos.

A jardinagem traz vários benefícios, não só ao ambiente, como também à saúde. Estudos comprovam que esta atividade, além de ser um exercício físico, alivia o estresse e melhora a saúde cerebral e mental, já que o contato com a terra produz serotonina, ajudando a melhorar o humor e a trazer felicidade. Por isso, é bom achar alternativas para a prática, mesmo em apartamentos.

Além disso, folhagens verdes, flores e até frutas (as que são possíveis de serem cultivadas em vasos, como os morangos) trazem mais vida, alegria e algumas chegam até a purificar o ambiente. Apartamentos que possuem uma sacada com um bom espaço e sem incidência direta do Sol, podem acomodar até alguns tipos de palmeiras em vasos, como: ráfis, camedórea-elegante, chamaedórea e areca.

Para apartamentos sem sacada, é possível cultivar pequenas plantas em vasinhos e até xícaras, que podem ficar na base de uma janela ou em um móvel. As opções são minicactos, suculentas, rosas de pedra e lanças de São Jorge. Já para trazer cor, há diversos tamanhos de flores. Aposte em begônias, gérberas, violetas, antúrios, lírios da paz, bromélias e azaleias, sendo esta última a única que exige exposição direta ao Sol.

Algumas plantas, além de embelezar os apartamentos, são capazes de purificar e umidificar o ar. É o caso de algumas acima e também da aloe vera (babosa), que elimina os poluentes de produtos de limpeza; bambu; jiboia e a dracena marginata (Dracena-de-Madagascar), que é capaz de remover toxinas do ar.

Agora você sabe que pode morar em um apartamento e ainda assim manter a natureza em seu lar. Invista em pequenos jardins de vaso e transforme seu lar!

Saiba mais e conheça os apartamentos que a ACMA tem como opção para você: https://www.acma.eng.br/portal/

Fontes:

http://infograficos.oglobo.globo.com/economia/imoveis/10-plantas-para-purificar-o-ar-da-casa/1-aloe-vera-9872.html#description_text

https://www.nexojornal.com.br/expresso/2016/04/13/Por-que-a-jardinagem-faz-bem-para-a-sua-sa%C3%BAde

https://www.hometeka.com.br/inspire-se/22-plantas-para-cultivar-em-apartamento/

http://claudia.abril.com.br/sua-vida/20-plantas-para-ambientes-fechados/

http://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Jardim/Paisagismo/noticia/2016/05/13-plantas-para-cultivar-dentro-de-casa.html