fbpx

Dicas para eliminar o mofo da sua casa

Apesar de estarmos perto da primavera, a previsão ainda é de muitas chuvas em toda Curitiba. Com a chuva, tendemos a deixar janelas fechadas e as roupas demoram mais a secar, o que pode deixar o ambiente mais úmido e propício para o surgimento de fungos. O mofo não afeta apenas as roupas e paredes de quartos fechados, mas também alimentos velhos ou que apresentem variação de temperatura (como deixar algo horas na geladeira e depois horas em temperatura ambiente).

Outros elementos que também são afetados pelo fungo é a madeira, o papel e o couro. Esses objetos podem criar bolores dependendo da temperatura e do local em que se encontram. O mofo não é apenas um fungo que causa mal cheiro nos ambientes, mas um problema que prejudica à saúde e pode ser responsável pelo desenvolvimento de doenças respiratórias e outras enfermidades.

Separamos algumas dicas para ajudar a diminuir o problema, confira:

Móveis planejados – Se a residência possuir armários planejados sob medida, o cuidado para se evitar o mofo deve ser feito antes mesmo da instalação dos móveis. O morador deve observar e tratar as paredes que receberão os armários para prevenir a umidade e o surgimento do mofo. O ideal é não deixar espaço entre o móvel e a parede, procurando preencher o vão com placas de isopor. Dependendo do grau de incidência do mofo, pode haver perda do móvel.

Paredes – Na temporada de umidade, recomenda-se limpar paredes com um pano embebido em uma solução com água e água sanitária, ou água e vinagre branco, mesmo que não haja sinal de mofo. Caso não seja possível utilizar água sanitária, devido aos riscos de manchas, pode-se recorrer a produtos específicos com propriedades acaricidas, fungicidas e bactericidas.

Roupas e calçados – Caso identifique peças de roupas e calçados mofados, lave-os e procure secá-los preferencialmente ao sol.

Soluções caseiras – Há outras soluções que podem ser aliadas na luta contra o mofo. No caso de armários de roupas, a tradicional naftalina ou as bolas de cânfora, encontradas em supermercados, são bastante eficazes, apesar de o odor poder não agradar. Sachês repletos de cravo ou serragem de cedro podem ser eficientes em áreas pequenas e com pouca incidência de umidades como gavetas e pequenos armários. Potes destampados contendo cal virgem, giz, sílica em gel ou cloreto de cálcio são opões um pouco mais trabalhosas recomendadas por donas de casa experientes.

Lista de compras – Produtos antimofo são facilmente encontrados em supermercados. Basta colocá-los nos locais necessários, tendo cuidado para não retirar a camada protetora de papel, removendo apenas a cobertura de alumínio.

Desumidificadores – Há ainda os desumidificadores próprios para essa tarefa. Devem permanecer ligados por bastante tempo, pois contam com um recipiente para acumular a água retirada do ambiente. Após o preenchimento do reservatório o aparelho desliga automaticamente. O reservatório deve ser esvaziado para que o aparelho possa ser ligado novamente. Um cuidado é testar o nível de ruído do aparelho. Por segurança, recomenda-se evitar o uso desses aparelhos dentro de armários.

Ventiladores – Caso o morador possua ventiladores ou aquecedores portáteis, poderá usá-los com frequência nas áreas mais críticas do imóvel.

Você tem alguma dica para lidar com o mofo? Envie sua sugestão nos comentários. Aproveite para conhecer nossos empreendimentos: https://www.acma.eng.br/portal/empreendimento/lancamentos/

Fonte: Globo.com/Revista Sua Casa