fbpx

O número de incêndios no Brasil subiu alarmantes 40,7% entre 2012 e 2014, segundo pesquisa do Instituto Sprinkler, responsável pelo monitoramento de notícias sobre incêndios reportadas diariamente no País. De pequenos registros (São Paulo é o grande campeão de ocorrências, seguido por Minas Gerais, Santa Catarina e Rio de Janeiro), grandes tragédias como a que vitimou centenas de pessoas em uma casa noturna em Santa Maria (RS) mostram que os incêndios podem ser evitados com medidas simples e equipamentos eficazes de proteção passiva como as Portas Corta-Fogo presentes em shoppings, escolas/faculdades, prédios residenciais e escritórios.

Revestidas de materiais específicos para contenção de fogo e fumaça, essas verdadeiras ‘portas do bem’ são mais pesadas e grossas e costumam estar posicionadas próximo a escadas e rotas de fuga, com 100% de eficácia se mantidas fechadas. Elas possuem dobradiças de mola, fechaduras, molas aéreas e barras anti-pânico para evacuação rápida de pessoas, além de modernas tiras intumescentes que criam espuma expansiva que aumenta até 40 vezes o seu tamanho original, vedando porta e batente e evitando o escape de gases tóxicos e a passagem de chamas pelos vãos.
Outra forma de aumentar a eficiência das portas corta-fogo em aço é a aplicação de tintas especialmente produzidas para esse fim.

De acordo com Jeffery Lin, Diretor Comercial e de Operações da CKC do Brasil, empresa referência nacional em proteção passiva contra o fogo, um erro muito comum é pintar as portas com camadas e camadas de tintas altamente inflamáveis à base de solvente. “O consumidor ou construtor pensa que está protegido, mas não está”.

A recomendação, segundo ele, é o simples uso de tintas intumescentes à base de água, que além de inibir que as portas de aço peguem fogo evitam a passagem de gases quentes e de fumaça tóxica entre ambientes e para corredores e escadas de emergência.

“A tinta intumescente se assemelha a uma tinta comum, é de fácil aplicação, aceita pigmentação para tons pastéis e adere a pinturas pré-existentes”, revela Jeffery Lin. “É um produto de ponta que complementa o uso das portas corta-fogo na prevenção contra incêndios, mas é fundamental que atenda às normas vigentes e sejam aprovados e recomendado para uso pelos Bombeiros de todo o País”.

Fonte: BrasilEngenharia.com