fbpx

Animais em apartamento demandam muita atenção e dedicação de seus donos, além das mudanças na rotina e no espaço, para que se adaptem bem.

Hoje em dia, cada vez mais pessoas possuem animais de estimação. De acordo com o IBGE em sua Pesquisa Nacional da Saúde (PNS-2013), 44,3% das residências brasileiras possuem pelo menos um cachorro, que é o favorito do país, totalizando 28,9 milhões de domicílios. Dessa forma, as pessoas passaram até a ter animais em apartamento, mesmo com o espaço reduzido, apenas se dedicando a adaptar o lar e a rotina para o bem-estar do bichinho.

Como conviver com animais em apartamento?

Primeiramente, é preciso saber se o seu condomínio permite bichos de estimação. De acordo com o direito de propriedade e da liberdade individual de usar o seu espaço privativo como quiser, nenhum condomínio pode proibir que o morador tenha animais em apartamento. Mas, mesmo assim, é importante procurar saber o que o síndico e os outros moradores pensam e respeitar.

Feito isso, o próximo passo é analisar o seu orçamento, pois ter qualquer tipo de pet é uma grande responsabilidade e demanda muito cuidado e gastos com alimentação, higiene e saúde. Para ter animais em apartamento, é preciso também considerar o tamanho do imóvel e do bichinho.

Para colocar animais em apartamentos pequenos, são mais indicados os gatos, hamsters, peixes e até tartarugas pequenas, pois eles se adaptam bem a esse tipo de local. Cachorros de raças menores, como yorkshire, pinscher e chiuaua também se adaptam, desde que ganhem atenção e passeios.

Outro fator importante para viver bem com animais em apartamento é definir o seu local de dormir, com uma cama confortável, e o de necessidades. Muitas vezes, alguns cachorros passam a se “segurar” até ir à grama. Porém, isso pode ser prejudicial à saúde do pet. Por isso, um local limpo com jornal, ou tapetes higiênicos específicos, é o ideal.

Por fim, todos os bichinhos necessitam de amor e atenção. Por isso, se deseja ter animais em apartamentos, basta se adaptar um pouco e ter todos os cuidados necessários!

Se está procurando um novo apartamento, fique de olho nos empreendimentos da ACMA.

Nossa inspiração para este artigo foram os seguintes links:

http://g1.globo.com/natureza/noticia/2015/06/brasileiros-tem-52-milhoes-de-caes-e-22-milhoes-de-gatos-aponta-ibge.html

http://www.ademilar.com.br/blog/mercado-imobiliario/pets-em-apartamento-o-que-diz-a-lei/

https://www.altoastral.com.br/estilo-de-vida/pets-c/8-dicas-viver-cachorro-gato-apartamento/

https://estilo.uol.com.br/casa-e-decoracao/noticias/redacao/2013/08/31/atividades-fisicas-e-ludicas-sao-essenciais-a-caes-e-gatos-em-apes-pequenos.htm

http://www.caoviver.com.br/animais-em-condominio/