fbpx

Residências, comércios, cultura e lazer deixam o bairro Batel pronto para todas as horas

Localizado no coração da cidade, o bairro Batel é conhecido por suas construções de alto padrão. Sejam moradias ou comerciais, a sofisticação está sempre presente. Além disso, ele acomoda também áreas de lazer, como os bares, casas de festas, restaurantes e shoppings, trazendo o melhor da vida cosmopolita para quem está na região.

História do bairro Batel

Segundo o historiador Francisco Negrão, em 1854, o alfaiate Torquato Paulino montou uma pequena embarcação (batel) para participar dos tradicionais festejos do Espírito Santo, em São José dos Pinhais. Sua chegada na cidade foi de muito sucesso e todos queriam provar os alimentos que o alfaiate trouxe para vender no evento.

Quando o pequeno barco (batel) passava por Curitiba, houve um acidente e ele ficou abandonado no local por muito tempo. Os curitibanos decidiram, então, batizar de bairro Batel, consolidando assim o nome da região.

No século 18, começou a ser destaque por ser utilizado como passagem de tropeiros, animais, alimentos e mercadorias que eram encaminhados para os estados de São Paulo, Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais. A atual e famosa Avenida do Batel era um dos caminhos utilizados. Já no início do século 20, começou a surgir o comércio na região, com duas cervejarias, fábrica de sabão e duas usinas de beneficiamento de erva-mate.

Hoje em dia

Atualmente, o bairro Batel conta com mais de 12 mil habitantes, de acordo com dados do portal Guia Geográfico de Curitiba, quatro shoppings (Pátio Batel, Shopping Crystal, Shopping Curitiba e Novo Batel), mais de 30 bares e baladas, além de construções históricas (como o Castelo do Batel) e inúmeros restaurantes. Com tantas atrações, o bairro Batel é conhecido como o segundo centro de Curitiba.

O Castelo do Batel foi construído em 1928 pelo cafeicultor Luiz Guimarães. Foi também residência do Governador do Estado do Paraná de 1947 e recebeu visitas ilustres como Jucelino Kubitchek, Jânio Quadros, Nelson Rockefeller e Assis Chateaubriand, entre outros. Hoje em dia, restaurado e modernizado, mas sem perder sua arquitetura histórica, o Castelo abriga um luxuoso centro de eventos. No setor gastronômico, o bairro Batel possui mais de 100 restaurantes, que vão desde lanchonetes a bistrôs.

A ACMA Construções Civis Ltda. entende o valor que o bairro Batel tem, já que oferece ampla área residencial com inúmeros comércios e locais para lazer. Por isso, trabalha com empreendimentos na região. Conheça mais as construções da ACMA no site.

Empreendimentos no bairro Batel:

Edifício Água Batel

Edifício Viver Batel

Para mais informações sobre o bairro Batel, acesse os links abaixo:

http://www.omb100.com/curitiba-batel/historia

http://www.castelodobatel.com.br/?page_id=5

http://www.curitiba-parana.net/batel.htm

http://gastronomiaetc.com/vicente-machado-um-polo-gastronomico-ceu-aberto/

http://www.lopes.com.br/blog/conheca-seu-bairro/curitiba/batel/bairro-batel-curitiba/#axzz4RP1MLIDq

Foto:

Divulgação / Portal Guia Geográfico de Curitiba