fbpx

 

Separamos algumas dicas de como adaptar o apartamento para idosos, para evitar acidentes domésticos na terceira idade.

Você sabe como adaptar o apartamento para idosos?

Geralmente pensamos mais nas adaptações do imóvel para as crianças. As redes de proteção nas janelas são mais frequentes em apartamentos com pequenos, bem como os protetores nas tomadas.

Mas o que pouca gente sabe, é que para os idosos também precisamos fazer algumas adaptações no apartamento. Nessa época da vida, com o aumento da experiência aumentam também algumas dificuldades: de locomoção, de visão, de tato.

E qualquer queda ou tropeção pode gerar fraturas e outros danos graves em quem já está na terceira idade. Então separamos algumas dicas para evitar acidentes domésticos com os idosos.

COMO ADAPTAR O APARTAMENTO PARA IDOSOS

COMECE PELO CHÃO

O ideal é colocar pisos antiderrapantes em todos os ambientes do apartamento. Tapetes decorativos também devem ter antiderrapante por baixo, e procure mantê-los sempre bem esticados, sem dobras que possam causar tropeções.

BANHEIROS

O uso de antiderrapantes no piso é essencial no banheiro, por conta da umidade. Principalmente no box, que deve ser equipado com barras de apoio e uma cadeira de banho móvel.

Instale barras de apoio também ao lado da pia e do vaso sanitário, e evite tampos ou prateleiras de vidro, que podem quebrar e machucar em caso de quedas.

ILUMINAÇÃO

A iluminação deve ser adequada em todos os ambientes, e com interruptores de fácil acesso. Importante priorizar a iluminação do banheiro e do acesso a ele desde o quarto do idoso, para evitar quedas e tropeções na madrugada.

Uma boa opção é o uso de LEDs nos corredores e nas escadas ou degraus. Janelas amplas também proporcionam maior arejamento e entrada de luz natural, aumentando a visibilidade no interior do apartamento.

MÓVEIS E OBJETOS

Os móveis no apartamento com idosos devem ter preferencialmente os cantos arredondados, e serem fixos ao chão. Evite o uso de vasos de plantas ou muitos itens decorativos, principalmente no quarto do idoso.

Os fios de eletrodomésticos devem ser presos à parede, e os objetos mais utilizados devem ser guardados em locais de fácil acesso.

PORTAS E ESCADAS

As maçanetas com alavanca são mais fáceis de abrir, em comparação com as redondas que exigem mais força nas mãos. Caso o apartamento tenha escadas, utilize corrimão em toda sua extensão, e garanta uma boa iluminação nos degraus.

CONHEÇA A ACMA CONSTRUÇÕES CIVIS

A ACMA constrói imóveis de elevado padrão com diferenciais exclusivos, entre os quais a arquitetura, a localização e os itens de conforto.

Oferecemos moradias com o melhor aproveitamento do espaço interno e o máximo de área privativa. Entregamos imóveis fora do comum, plenamente identificados com as expectativas dos clientes.

Conheça nossos lançamentos:

https://www.acma.eng.br/portal/empreendimento/lancamentos/

Fontes:

http://www.vaicomtudo.com/como-adaptar-um-apartamento-para-idosos.html