fbpx

Quadros, sofá, cama, tapete, cores, estante, prateleira, mesa, estampas, iluminação. Combinar tantos elementos na decoração é um desafio. Você pode até levar jeito, mas o olhar de um profissional sempre torna o espaço melhor. Confira essa lista com dicas valiosas!

  • Antes de comprar, analise o que você já tem

Disponha todos os móveis que já possui no lugar que vai ser decorado antes de tomar qualquer decisão. Por exemplo: se você já tem o sofá e pretende comprar uma mesa de centro e uma poltrona, veja se o espaço é suficiente. Essa é a melhor forma de visualizar a mudança.

  • Acerte no uso das cores

A solução para incluir cores na decoração é investir em uma base neutra, como branco, cinza ou cru, e acrescentar um ou, no máximo, dois tons fortes complementares em detalhes, como mesa lateral, tapetes ou almofadas. Outra solução: pintar apenas uma parede ou escolher um móvel maior, como o sofá, para ser o foco de cor.

02

  • Tenha as medidas sempre em mãos

Antes de sair em busca dos novos móveis, tire a medida do ambiente que deseja decorar. Algumas lojas contam com profissionais que podem ajudar a decidir a melhor medida e modelo do que você pretende comprar.

  • Espelho, sim, mas com moderação

Ele é um curinga. Ajuda a ampliar o ambiente, destacar uma peça de design e tornar qualquer cantinho mais charmoso. Mas, como tudo, deve ser usado com moderação e nunca um espelho de frente para o outro. Eles se refletem e causam uma sensação nada agradável de visão infinita.

  • Teste a tinta

Trocar a cor de uma parede renova o ambiente. A melhor maneira de escolher o tom certo é… testar! Na parede a cor nunca é igual ao catálogo. Por isso, antes de comprar aquele galão enorme, escolha duas ou três opções e faça o teste com latas menores. Saída econômica e eficiente.

  • Elimine coisas desnecessárias

Muitos enfeites, quadros, almofadas tornam o ambiente pesado e difícil de limpar. Se o objeto não tem uma função e não completa o espaço, repense se vale a pena mantê-lo ali.

03

  • Ouse, arrisque, fuja da mesmice

Já pensou em apoiar o quadro em um móvel ou até usá-lo como bandeja em vez de pendurá-lo na parede? Que tal usar modelos de cadeira diferentes na mesa de jantar? Ou ainda aproveitar móveis como criado-mudo? Pode ser um banco e até uma escada. O importante é repensar novas funções para os objetos.

  • Não tenha pressa

Faça as mudanças aos poucos. Dessa forma, você pode se certificar de que aquele desejo por determinado móvel ou objeto é duradouro e se ele realmente vai fazer sentido no ambiente onde você o imagina. Amadurecer uma ideia é sempre bom. Não só na decoração como na vida, não é mesmo?

Fonte: Revista Casa e Jardim