fbpx

Dicas ajudam na organização da sua mudança de residência

Mudanças residenciais podem ser estressantes e cansativas, mas, segundo especialistas, o transporte pode ser feito de forma tranquila se o morador seguir algumas orientações. A tarefa principal é definir a ordem em que os itens serão transportados ao novo endereço, de modo que a família permaneça com os objetos de necessidade e uso cotidiano o tempo todo, sem passar aperto.

Outro ponto muito importante é organizar e nomear as caixas de mudança com cuidado e detalhamento. Isso fará toda a diferença na hora de desempacotar e alocar os pertences na nova casa, economizando tempo e esforço.

Analise com calma o que vai levar para a nova residência e o que não vai precisar ser transportado: roupas, sapatos velhos e rasgados, eletrônicos, eletrodomésticos, produtos vencidos, como de limpeza, remédios, perfumes, tudo é observado. Tudo que estiver vencido, deve ser feito o descarte, afinal, casa nova não comporta energias “velhas”. Aproveite para doar para famílias que precisam mais!

O novo local deve estar limpo para receber a mudança e as medidas devem ser observadas para que os móveis possam ser dispostos da forma mais organizada. Além disso, ela diz que produtos organizadores adequados podem fazer a diferença no ambiente. Durante a arrumação dos móveis da nova casa, é importante deixar o que será mais utilizado na altura dos olhos e o que não for de uso frequente deve ser disposto nos compartimentos mais altos ou baixos da mobília.

Há alguns itens que não podem ser levados por transportadora, como joias, armas, dinheiro em espécie e objetos valiosos. O seguro pode ser feito mas é opcional e o cliente é quem define, mas só pode ser acionado em caso de sinistro.

Confira o que especialistas listam dicas que podem facilitar na hora de mudar de endereço:

  • Registre tudo. Faça uma lista para organizar os itens da mudança, o que precisa ser feito e defina prazos para realizá-los. Assim você não precisa ficar quebrando a cabeça pensando no que está esquecendo.
  • Muitos objetos podem ser desnecessários na nova casa, então aproveite a mudança para se desfazer do que não é mais utilizado. Faça uma lista do que vai e do fica, como roupas e sapatos rasgados ou velhos, brinquedos e objetos que não são mais utilizados.
  • Caso a empresa transportadora não faça o serviço de empacotamento, separe caixas de papelão, jornais, plástico bolha, isopor, fitas adesivas e canetas para ajudar no processo.
  • Coloque etiquetas ou escreva o que há dentro de cada caixa, para facilitar na hora de levá-la para seu devido cômodo.
  • Para ajudar na organização, faça um check-list dos itens que já foram empacotados.
  • Roupas que ficam penduradas em cabides podem continuar neles se a transportadora tiver um roupeiro, caso contrário, coloque-as dobradas em caixas. As roupas dobráveis podem ser colocadas dobradas da mesma forma também em uma caixa.
  • Limpe a casa nova antes de receber a mudança, inclusive os móveis e seus interiores.
  • Faça uma lista de prioridades dos cômodos a serem montados. Dê preferência para a cozinha, depois, o quarto dos filhos, se os tiverem e os demais cômodos, de acordo com a necessidade dos moradores.
  • Lembre-se de avisar sobre a mudança para as empresas de telefonia, TV a cabo, internet, planos de saúde, banco e todos que fornecem serviço ou enviam correspondências ao antigo endereço.
  • Não faça compras na semana da mudança, pois a geladeira e o freezer poderão ficar desligados por várias horas e os alimentos podem estragar.
  • Faça lanches rápidos para serem consumidos enquanto a nova cozinha estiver sendo montada e deixe-os de fácil acesso. Os alimentos podem ser conservados em caixas ou bolsas térmicas.
  • Prepare uma mala com roupas para serem utilizadas durante os dias da mudança.
  • É importante verificar as referências da transportadora que irá prestar o serviço, antes de contratar. Verificar como é o relacionamento da empresa nas mídias sociais e se a empresa não está cadastrada em sites de reclamação ou outras empresas reclamadas no Procon da sua cidade.
  • Deve ser elaborado um inventário dos móveis e colher assinatura dos responsáveis, com testemunhas, e exigir cópia do comprovante das negociações, recibos do comprovante de pagamento, data de início, horários das atividades, todos os bens que foram transportados devem estar relacionados e também o estado de conservação deles.
  • Verificar se será necessário fixar algum armário, se o prédio é sem elevador e tem que levar os móveis em escada, se o dia da mudança é dia de feira livre. Tudo deve ser descriminado e previamente combinado com o fornecedor.
  • Outra dica é dar apenas uma entrada e efetuar o restante do pagamento somente após a execução completa do serviço.

Conheça os empreendimentos da ACMA e comece uma vida nova, em uma das melhores cidades do Brasil para se viver: https://www.acma.eng.br/portal/empreendimento/lancamentos/

Fonte: http://goo.gl/Rf6zHT