fbpx

As ruas de Curitiba estão floridas de amarelo! É que os ipês amarelos começam a florescer nesta época, logo no comecinho da primavera. O ipê é uma árvore nativa da floresta de Araucárias e indicada para arborização viária urbana, pois como suas raízes são profundas, não comprometem as calçadas. Sua florada acontece justamente na transição entre o inverno e a primavera.

A árvore do ipê é alta, bem copada e, no período da floração, apresenta uma peculiaridade: fica totalmente desprovida de folhas. São só as flores. Muitas. Um enorme buquê! E o colorido se destaca de longe. Não há como ignorar. Na floração, o ipê perde suas folhas, resultando num belíssimo espetáculo de cor intensa, onde ramos e galhos praticamente desaparecem. Espalhados por todas as regiões da cidade, os ipês urbanos têm em média 30 anos de idade e porte médio, alcançando no máximo 10 ou 12 metros de altura.

Diz um dito popular que, “quando os ipês florescem, não haverá mais geada”. Mas não há nenhuma comprovação científica. É apenas uma lenda! A florada depende de questões fisiológicas da planta e de fatores climáticos. Com a diminuição dos dias de frio e o veranico de agosto, os ipês amarelos começam a florir.

Você sabia que para proteger algumas dessas árvores, Curitiba tem um decreto que deixa imune de corte os ipês da Praça Tiradentes, da Rodoferroviária e da Avenida Manoel Ribas? Curitiba também abriga ipês de outras colorações. Além das flores amarelo ouro, há as flores rosas, brancas ou roxas que fazem uma bela combinação com a madeira da árvore, de cor castanha-oliva ou castanho avermelhada e veios resinosos mais escuros.

A flor do ipê é considerada símbolo do Brasil!

ipes-amarelos-1 ipes-amarelos-2 ipes-amarelos-5 ipes-amarelos-7

Se você busca uma moradia de alto padrão em Curitiba, em localização valorizada, segura e com todas as vantagens que a cidade oferece, confira nossos empreendimentos, você não vai se arrepender!

Edifício Terra Gutierrez

Edifício Água Batel

Fotos: Gazeta do Povo

Fonte: Bem Paraná / RIC Mais Paraná