fbpx

Saiba como aproveitar melhor a iluminação natural em seus ambientes.

Você sabia que incorporando a iluminação natural na decoração de seus ambientes você tem uma série de vantagens? E não só econômicas!

Em edifícios comerciais, por exemplo, a iluminação corresponde por cerca de 35% a 65% dos gastos totais. A luz natural ainda é muito desperdiçada, inclusive em alguns condomínios que dizem sustentáveis.

No Brasil, temos incidência de luz solar durante várias horas do dia, inclusive no inverno. O maior aproveitamento da iluminação natural significa não só redução de custos, mas também muito mais conforto, e respeito ao meio ambiente.

Falando novamente em economia, uma decoração que privilegia a iluminação natural traz mais vantagens durante os horários de pico, onde as taxas de energia são mais altas.

No quesito conforto, se bem tratada a iluminação natural é muito mais agradável aos olhos, quando comparada a várias opções de luz artificial.

 

COMO INCORPORAR A ILUMINAÇÃO NATURAL NA DECORAÇÃO

O projeto deve ser feito de acordo com as características de cada ambiente. Os edifícios não respondem de maneira uniforme à incidência de luz, já que fatores externos como a face solar influenciam diretamente neste aproveitamento.

Portanto, para um melhor aproveitamento, deve-se levar em conta a arquitetura do imóvel, o design interior, as obstruções externas e as condições meteorológicas da região.

Em imóveis face sul por exemplo, a iluminação natural é abundante durante o dia, e a fonte de luz é difundida, diminuindo o brilho incômodo aos olhos.

Já nos imóveis de face norte o sol do meio-dia incide diretamente, o que pode trazer a necessidade de uma maior blindagem nas janelas com persianas.

O foco da luz pode ser em um ambiente completo, ou também direcionado a uma única superfície, valorizando um objeto, uma obra de arte, ou outros elementos.

Na escolha das cores, prefira as mais claras, que refletem melhor a luz natural e aumentam a sensação de luminosidade.

 

SOBRE A ACMA CONSTRUÇÕES CIVIS

A ACMA constrói imóveis de elevado padrão com diferenciais exclusivos, entre os quais a arquitetura que privilegia a iluminação natural, a localização e os itens de conforto.

Oferecemos moradias com o melhor aproveitamento do espaço interno e o máximo de área privativa. Entregamos imóveis fora do comum, plenamente identificados com as expectativas dos clientes.

 

Fontes:

https://espaco-casa.com/tag/iluminacao-natural/

http://www.cliquearquitetura.com.br/artigo/design-de-iluminacao-natural-um-ato-de-equilibrio.html