fbpx

Acabar com o mofo em casa é essencial para manter a saúde de todos

 

Aquela manchinha discreta no banheiro ou na cozinha pode não parecer nada demais, afinal, o que um pequeno pontinho pode oferecer de perigo? 

Mas por trás disso está um problema muito maior. Isso porque essa pequena mancha só aparece quando o mofo já está instalado na sua casa a muito tempo. E pode ser que a fonte nem seja esse lugar em específico! 

O maior perigo, e motivo pelo qual você precisa acabar com o mofo, é que ele solta esporos, que nada mais são do que milhares de pequenas partículas. Elas irão ajudá-lo a se espalhar por mais cômodos e também serão o provável motivo pelo qual a sua alergia estará sempre atacada. Ele também pode piorar problemas respiratórios já existentes e até mesmo causar novas doenças em quem até então estava ileso. 

Por isso não estranhe se começar a sentir sintomas e a fonte estiver escondida, em um cômodo da casa que você não entra faz tempo. 

 

Mas afinal, de onde o mofo vem?

Na maioria das vezes o motivo de o mofo se instalar na sua casa é a falta de ventilação. Outro fator decisivo para o surgimento dele está no fato de um ambiente ser muito úmido. Motivo pelo qual eles geralmente são vistos nas cozinhas ou banheiros. Mas se o seu quarto, por exemplo, não for muito bem ventilado, ele certamente será um bom berçário para a colônia de mofo

 

Como acabar com o mofo na minha casa?

Não tem jeito, você vai precisar deixar a casa ventilar. E não estou falando de abrir apenas algumas janelas. O que funciona é a ventilação cruzada, ou seja, ter no mínimo duas janelas abertas ou uma porta e janela para que o ar realmente ventile de um ambiente para o outro. 

Sabemos que o frio está se aproximando e com isso queremos deixar a casa fechada para ficar mais aconchegante, mas é um mal necessário. Se o seu banheiro possuir apenas uma janela, é recomendável deixar a porta sempre aberta, assim como a cozinha. 

Para acabar com o mofo nas paredes, não precisa de nada complexo. Basta limpar com água e detergente e em seguida, passar um pano umedecido em uma mistura de uma colher de sopa de água sanitária para 500ml de água. Se a mancha persistir, é recomendável encontrar a causa, retirando a tinta antiga, limpando o local e aplicando uma tinta antimofo. Outro item importante é o desumidificador elétrico que irá ajudar a não acumular mais mofo no ambiente. 

Nos armários, vale a pena investir em soluções que ajudem a evitar que o mofo se acumule novamente. Você pode utilizar saquinhos de TNT com giz ou  pastilhas antimofo. 

 

Como evitar o mofo no guarda-roupa?

Deixe-o no mínimo, 3 centímetros distante da parede, para evitar o acúmulo de umidade. As portas precisam ficar abertas por pelo menos 2 horas diárias, de preferência junto do momento em que o ambiente estiver em ventilação. Também é importante que ele não esteja lotado, deixando um certo espaçamento entre as peças de roupas. 

 

Para armazenar cobertores e casacos que sejam pouco utilizados, evite embalagens de plástico. Elas não deixarão que o tecido “respire” e vão contribuir para que o mofo se instale lá. Prefira utilizar sacos à vácuo que podem ser acionados com um simples aspirador de pó e deixarão o objeto mais compacto. 

E por falar em roupas, blusas, casacos e cachecóis pouco usados devem ser lavados antes de utilizar novamente. Eles tiveram um ano inteiro para acumular ácaros, mofo e poeira. 

Já os calçados merecem uma atenção especial. Nunca tire e guarde em seguida. Limpe com um pano bem torcido e deixe secando até o dia seguinte. Ao guardar, prefira caixas com ventilação ou utilize um produto anti mofo como os sugeridos para os armários.

Se o guarda-roupa é de madeira e tem manchas de mofo, o recomendado é fazer uma solução de 500ml de água com 12 gotas de detergente, aplicar no local com um pano e depois passar outro pano com vinagre de álcool. Deixe o guarda-roupas aberto até que seque completamente. Se o móvel for de madeira, siga apenas o segundo passo.

 

Comece agora mesmo a preparação para o inverno! Com estas dicas você irá acabar com o mofo da sua casa facilmente e melhorar a qualidade de vida de todos os moradores.