fbpx

O Dia das Mães é um feriado em homenagem à maternidade. Comumente, cai no segundo domingo de maio. Tradicionalmente os filhos costumam oferecer às mães, flores, cartões e outros presentes.

A ocasião é celebrada de várias formas diferentes em todo o mundo. Historiadores mostram que a celebração já era tradição entre os antigos gregos e romanos. Esses povos realizavam festas em honra da deusa mãe Rhea e Cybele.

Nos Estados Unidos, a data se tornou um feriado oficial em 1914, após a iniciativa de Anna Jarvis em criar os “clubes de mães”. Esses clubes tinham como objetivo ensinar as mulheres locais como cuidar adequadamente de seus filhos. Após a morte de sua mãe, em 1905, Anna Jarvis propôs a criação do Dia das Mães como uma forma de homenagear as mães pelos sacrifícios feitos por seus filhos.

O Dia das Mães também tem sido uma data para o lançamento de causas políticas ou feministas. Em 1968, Coretta Scott King, esposa de Martin Luther King Jr., usou o Dia das Mães para realizar uma marcha em apoio a mulheres carentes e crianças. Na década de 1970, grupos de mulheres utilizaram a ocasião como um momento para destacar a necessidade de igualdade de direitos e acesso a creches.

Na Tailândia, por exemplo, o Dia das Mães é sempre comemorado em agosto. A data está ligada ao aniversário da atual rainha, Sirikit. Na Etiópia, as famílias se reúnem a cada outono para cantar canções e partilhar alimentos em uma grande festa que integra as celebrações do Antrosht, uma festa em homenagem à maternidade.

Agora que você já sabe tudo sobre a história do Dia das Mães, confira algumas ideias para comemorar a data:

10 atividades para se fazer no Dia das Mães:

1 – Sirva a ela um café da manhã na cama ou prepare um café da tarde bem caprichado!

2 – Leve-a para passear em um parque e finalize a atividade com um piquenique.

3 – Planeje uma maratona de filmes e deixe ela escolhê-los, é claro! Se preferir, substitua os filmes por jogos de tabuleiros.

4 – Presenteie sua mãe com um dia em um SPA.

5 – Planeje uma viagem curta para o litoral ou municípios vizinhos.

6 – Leve-a para assistir a um show do artista favorito dela.

7 – Convide-a para jogar boliche ou para ir a um parque de diversões.

8 – Tente preparar a receita favorita dela e divulgue o resultado nas redes sociais.

9  – Organize um passeio de bicicleta em família.

10 – Mostre seus dons artísticos. Produza um cartão ou outra lembrança artesanalmente.