fbpx

Cada cor inspira um sentimento diferente, sendo adequada para determinados ambientes internos e propósitos

As cores estão constantemente presentes em nosso dia-a-dia, seja na cor da roupa, do cabelo, da unha, das lentes dos óculos…enfim, estão presentes em tudo! Já é conhecida a sua influência na publicidade e marcas, mas, você sabia que as cores também trazem sensações para os ambientes internos?

Elas são uma percepção visual captada pelo olho humano, com ajuda da luz. Um objeto tem sua cor definida pela frequência da onda refletida, ficando da cor referente às ondas não absorvidas. Ou seja, se um objeto refletir ondas correspondentes a todas as cores, exceto ao amarelo, ele vai ser de cor amarela!

Em ambientes internos, esta citada acima, que é a mais clara depois do branco, traz luminosidade e calor, sendo perfeita para lugares escuros e grandes, já que deixa tudo mais aconchegante. Em escolas, salas de estudos e escritórios são muito comuns tons de marrom, já que essa cor estimula o conhecimento e a concentração.

Para os quartos, pode ser utilizado o azul, pois traz calma e tranquilidade para os ambientes internos. Mas, se a vontade é trazer mais feminilidade e sensualidade para o dormitório (principalmente para dormitórios de casal), o ideal é apostar em tons de vermelho, roxo, lilás e rosa. Lembrando que, para os ambientes internos não ficarem pesados, é bom investir em detalhes, ou acessórios com essas cores, como: almofadas, abajures, lustres ou até pequenas paredes.

O verde é ótimo para trazer sensação de natureza e combinar com madeira, mantendo a cor original, uma vez que não aumenta a incidência de luz. Como já foi falado aqui, para 2017, as cores do momento na decoração de ambientes internos são o verde militar e o verde ‘Greenery’.

A grande aposta da Pantone é a segunda opção. Um verde “folhagem” traz vida e alegria para os ambientes internos, podendo ser usado apenas em detalhes (para os mais discretos) e até em móveis e paredes inteiras (para quem for mais ousado). Veja abaixo o vídeo de divulgação da cor pela Pantone:

Fique ligado nas tendências de decoração para 2017, seja ousado e mude a cara dos ambientes internos da sua casa!

Saiba mais e conheça opções de imóveis para garantir o ano com casa nova: https://www.acma.eng.br/portal

Fontes:

http://www.casaadorada.com.br/2013/05/a-influencia-da-cor-nos-ambientes.html

http://construfacilrj.com.br/psicologia-das-cores-nos-ambientes/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Cor

http://www.bonde.com.br/casa-e-decoracao/interiores/entenda-a-influencia-da-cor-das-paredes-nos-ambientes-151401.html