fbpx

A capital é repleta de ruas com histórias centenárias. Venha conhecer o que existe por trás da esquina dos Bispos

A esquina dos Bispos localizada no bairro Seminário reaviva a história de duas personalidades religiosas brasileiras muito importantes que possuem profundas conexões com a cidade de Curitiba. Descubra tudo sobre os Bispos Dom Ático e Dom José. 

 

Dom Ático

 

Além de nomear essa rua no bairro Seminário, ele também é homenageado em uma escola pública da capital, no bairro Portão. Dom Ático Eusébio da Rocha não era curitibano, mas sim natural de Inhambupe na Bahia. Ele nasceu no dia 6 de novembro de 1882 e veio a falecer no dia 11 de abril de 1950, aos 67 anos. 

Antes de completar 41 anos, foi sagrado Bispo e escolheu como lema de vida “Meu viver é Cristo”. Tomou posse na Diocese de Santa Maria e iniciou suas obras, onde sua prioridade número um consistia na conclusão do Seminário Diocesano São José. O local possuía dívidas e necessitava que toda uma ala fosse construída para que a obra finalizasse. E assim ele o fez, anunciando a inauguração em 1926.

 

Além disso, Dom Ático fundou nove paróquias, e promoveu a fundação da Congregação da Doutrina Cristã e a Obra das Vocações em toda a Diocese. Dois anos depois, em 1928 ele foi transferido para a Diocese de Cafelândia (que hoje se chama Diocese de Lins) e em 1936 foi transferido para a Arquidiocese de Curitiba, onde permaneceu até o fim dos seus dias. 

 

Dom José

 

Dom José de Camargo Barros nasceu em 24 de abril de 1858 na então comarca de Itu, freguesia de Indaiatuba. Sua vocação para o sacerdócio iniciou cedo, aos 17 anos. Seis anos depois foi ordenado e em pouco tempo começou a atuar como professor no seminário onde lecionou por 4 anos. 

Logo depois seguiu sua caminhada se tornando pároco da Paróquia Santa Ifigênia. Ao longo de sua vida, também criou diversos boletins religiosos que tinham o objetivo de envolver os fiéis nos temas da religião. Em 1893 que Dom José foi eleito para se tornar o primeiro bispo da capital do Paraná, seu lema era “Venho em nome do Senhor”.

Em apenas 10 anos de dedicação, Dom José foi responsável pela fundação de inúmeras escolas católicas, associações religiosas, capelas, igrejas, bem como por confiar os hospitais das cidades de Florianópolis, Curitiba e Paranaguá aos cuidados das religiosas. 

 

Em 1904 tornou-se pároco da Igreja da Sé em São Paulo e por lá seguiu seu trabalho até que no ano de 1906, aos 48 anos, faleceu em um naufrágio retornando da sagração episcopal em Roma do Padre José Marcondes Homem de Melo.  

 

Esquina dos Bispos: um lugar abençoado para se viver

Como pode ver, a esquina em que essas duas ruas se encontram guarda ricas histórias. Neste mesmo local, em breve a ACMA lançará um novo empreendimento. Um edifício residencial repleto de luz, amplos cômodos e com todo o conforto que você merece. Acompanhe nossas redes sociais e saiba mais!