fbpx

O  compensado ganha cada vez mais espaço e, muitas vezes, você mesmo pode pôr em prática algumas ideias de como utilizá-lo na decoração do imóvel!

Utilizadas originalmente na indústria, as chapas de compensado vêm ganhando cada vez mais espaço dentro das casas e dos ambientes mais sofisticados. Feitas de pinus ou virola, são materiais sustentáveis, e de ótimo custo benefício, sendo uma ótima opção na criação de itens inovadores para mudar a decoração do imóvel.

Sustentabilidade na decoração do imóvel

O compensado é um material proveniente de madeiras de reflorestamento e, por isso, se torna muito barato e sustentável. Além disso, a matéria-prima que não serve para a criação de suas chapas é utilizada para a geração de energia através de biomassa.

Por não ser um material nobre, o compensado costumava ser utilizado apenas em portas e nas placas de concreto utilizadas em construções. Apenas recentemente, passou a ser considerado na decoração do imóvel e o resultado são peças inusitadas, criativas, baratas, fáceis de fazer e ecologicamente corretas!

Dentro de casa, as chapas de compensado podem servir como telas, e permitem soltar a criatividade em combinações com tinta, adesivos e outros materiais. Murais para fotos, que podem ser fixadas com tachinhas ou decotape, também funcionam na decoração do imóvel e são simples de ser feito.

Em ambientes mais compactos, como apartamentos studios, a decoração do imóvel com chapas de compensado vai além, quando se utiliza chapas com elementos vazados, que se tornam uma ótima opção para dividir espaços, sem bloquear a luminosidade e a ventilação. A variedade de estilos e de utilidades neste caso são infinitas.

E não é só dentro de casa que as chapas de compensado estão ganhando destaque. Alguns estabelecimentos adotam a ideia de decoração do imóvel com o material, explorando-o em seus ambientes.

fontes:

http://www.archdaily.com.br/br/799750/tasty-salad-shop-arquea-arquitetos

http://www.dcoracao.com/2013/08/nao-existe-material-ruim-ideias-pra.html

https://casacotidiana.wordpress.com/2015/03/17/elementos-vazados-como-dividir-pequenos-espacos/

http://atitudesustentavel.com.br/blog/2012/07/26/portas-com-preenchimento-de-baixa-densidade-sao-alternativa-sustentavel/

http://globalwood.com.br/como-e-produzido-o-compensado-de-madeira/